terça-feira, 10 de novembro de 2009

O papel do macho moderno

Entrevista com o psicanalista Contardo Calligaris, sobre o papel do homem no mundo hoje:


Outro texto: O retorno do macho - artigo de Marcio Severo

eu tenho um pensamento bastante meu a respeito do papel do homem hj em dia. "hombridade, honestidade, respeito, masculinidade e honra", nas palavras do m. l. severo, seriam valores "masculinos". qto a masculinidade até concordo, obviamente (:P). mas acho q os outros são obrigações dos 2 sexos e não vem de fábrica nem em homens nem em mulheres. tem mtas mulheres ardilosas, q só fazem joguinhos, q preferem cafas e playboys, q rejeitam os "carinhosos sensíveis e românticos" sem aquilo q considero uma pseudo-masculinidade (atitudes de "machão" clint eastwood e caráter de HOMEM ao mesmo tempo), etc. etc. etc. e não têm a "mulheridade" de assumir seus erros.

"Elas desejam ter um homem ao seu lado, alguém que tenha responsabilidade, que tome a frente numa hora de dificuldade e resolva os problemas ao seu lado. Elas desejam um amante que a satisfaça e que se preocupe também com seu prazer. Com um homem que lute para ser o mais forte em tudo [...]" (tirado do texto do marcio severo)

q mulher quer proteção do homem td mundo tá careca de saber. é um instinto básico q vem desde o tempo das cavernas. só q as mulheres estão levando este instinto até as últimas consequencias e não querem assumir integralmente o seu papel de co-provedoras junto com o marido, participando das *tomadas de decisão*, q as feministas lutaram pra q elas tenham. todas as mulheres querem os direitos conquistados - votar, dirigir, sair sozinha, trabalhar, transar com quem quiserem e mtos outros q elas não tinham há 50 anos - mas muitíssimas não querem a parcela de responsabilidade q lhes cabe por assumirem esses direitos. como disse minha amiga Andreia, q por sinal é agnóstica e humanista q nem eu: "eu acho errado as mulheres reclamarem q ganham menos q os homens mas quererem q ELES paguem o jantar, o cinema, etc. etc. etc." (não lembro as palavras literais). não tenho nada contra o homem pagar as coisas para as mulheres. se querem conquistá-las, tem q mostrar q são capazes de se dar por elas sim, claro. mas vejam o tamanho da empatia dela, como minha amiga encarnou e se colocou *totalmente* no lugar do homem!!! esta sim é um tesouro quase impossível de ser achado. o homem é pressionado d+ a se colocar no lugar da mulher, mas eu *praticamente nunca* vejo mulheres se pondo no lugar dos homens!!!!

Trechos de livros de Nessahan Alita (veja post anterior):


Porque elas gostam de ser lideradas

As atitudes femininas desmentem a idéia corrente e a
afirmação das mulheres de que não apreciam a liderança
masculina, inclusive quando exercida sobre a relação amorosa.
Eis um dos motivos para tal gosto: é muito mais cômodo,
seguro e agradável ser liderado, e poder atormentar o líder com
críticas quando ele erra, do que liderar.


Para completar a obra, as espertinhas apregoam aos quatro ventos que os escolhidos serão os sensíveis, carinhosos, românticos, bondosos, honestos, sinceros e trabalhadores. É como se dissessem: "Se vocês forem bons meninos, lhes daremos amor e sexo do jeito que vocês querem". Tudo não passa de uma mentira. A experiência e a observação direta revelam o contrário.

pra encerrar, 2 citações do Tio Nêssa sobre estas atitudes das mulheres. é mto cômodo querer somente "ser liderada", transferir a responsabilidade pelas decisões e pôr a culpa nele se der em merda!!! e pra fuder com tudo, elas nem sabem o querem e vão espalhando por aí q gostam de homens doces e sensíveis, qdo na verdade dão + valor (e a buçanha tb) a machões. o dr. love (www.papodehomem.com.br) cansou até de falar isso na coluna dele.

eu me dei ao trabalho de escrever este post por justamente ter sido uma das "vítimas": aprendi a vida inteira q homem tem q ser democrático, sensível, compreensivo, etc. e tal. sou uma ótima pessoa de se conviver, mas sou obrigado a ver as gostosinhas me quererem só pra ser "miguxo assexuado" e dar a buceta pros cavalões q as tratam mal. e estou literalmente *sofrendo e penando* pra abandonar um padrão de comportamento de quase 30 anos e substituí-lo por um novo.

PORTANTO, PENSEM BEM A RESPEITO DE TUDO ISTO.
ABRAÇOS A TODOS.

Um comentário:

  1. Isso aí, filho,
    continue nessa luta, que a vitória é certa...
    E que grande Psicólogo eu não vou ter o orgulho de ver vc se tornar!!!
    Bjssssssss
    Sua mãe, mami, mâmilis, progenitora ou o que vc quiser...

    ResponderExcluir